quarta-feira, 9 de março de 2016

Eles e eu - minha família

De tantas formas de amar que existem nesta terra, ao longo de minha vida conheci alguns: de mãe, de pai, de amigo, de vô e vó, de tios, padrinhos... Mas, dentre minha família, o amor nunca foi fácil. Não que as pessoas não expressem, muito pelo contrário, é uma família profundamente afetuosa. É que uma de suas expressões sempre foi o questionamento, o embate, a busca por tornar o outro cada dia melhor.

As vezes, perdemos a medida, humanos que somos, e parece que tudo desanda. Palavras duras são ditas, atos falhos são evocados e a mesa da cozinha vira palco de verdadeiros embates. Nem sempre é fácil e quase sempre, parece cena de novela mexicana com lágrimas, palavras pesadas e portas batendo. Mas, invariavelmente, não falta ao final a conciliação. O afeto garantido, gargalhadas e a certeza de que nada é mais importante do que ir além.

Nesse sentido, por crescer e me tornar adulto nesse ambiente onde tudo, absolutamente tudo, deve e precisa ser dito, por vezes acabo sendo taxado de chato. Deus sabe que me esforço pra não perder a medida e que me culpo muito quando perco o limite e acabo defendendo como um fanático um determinado ponto de vista. 

Mas, no final, é apenas a vontade de ir além. De resolver ou de pelo menos analisar as questões que a vida me coloca e coloca à todos. Um desejo latente de alcançar um novo patamar e realmente ser uma pessoa melhor.

Por vezes sinto que sou interpretado como arrogante. Ou mesmo, como uma fraude. O que é triste porque eu tenho plena consciência de minhas falhas - e quando não tenho, gosto sim de ser chamado à atenção - e não me vejo como um modelo, um exemplo, um caminho confiável, apenas tento exteriorizar o melhor de mim ou, ao menos, o melhor que pretendo alcançar um dia, com a graça de meu Pai.

Sei que não sou o diferentão-barroco, o único ser na terra que tem essa preocupação, filhotinho de Buda e etc. Por isso, nos últimos tempos tenho pensado muito sobre as consequências dos meus atos e, ainda assim, nem sempre consigo compreender tudo, onde estou e por quê...

Enfim, a vida é assim né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário