terça-feira, 28 de julho de 2015

Desafio das cinco qualidades

Estou fazendo terapia desde o ano passado e, entre idas e vindas, na última sessão a psicóloga me perguntou se eu poderia citar minhas qualidades. Foi o mesmo que implodir um prédio e nenhum pensamento me ocorria: simplesmente travei!

E eu que pensava que me conhecia bem, não consegui destacar características positivas que eu tenho e que possivelmente as pessoas de meu convívio poderiam observar/conhecer. Por isso, ela me desafiou a criar uma lista com pelo menos cinco dessas qualidades... Segue a lista:

1) Carinhoso - acredito que tenha um jeito carinhoso, gosto de beijar e abraçar as pessoas que amo e, especialmente, gosto de ouvi-las;

2) Sincero - não sei se essa característica pode ser definida como sinceridade, mas, de qualquer forma busco dizer tudo aquilo que eu penso e as vezes, falo sem pensar... Acho que tenho um gênio muito difícil que aprendi a controlar e tentar contornar, buscando a melhor forma de dizer tudo aquilo que penso. Quando tenho controle. (talvez a melhor palavra seria honesto, não sei)

3) Organizado - aprendi a ser com o tempo (e tenho medo de desenvolver TOC) com minha mãe virginiana;

4) Compreensivo - acho que já vi tanta coisa nessa vida que nada me abala. As vezes fico incomodado, porque acho que deveria me indignar com algumas coisas, mas, ao mesmo tempo, penso que a vida não é fácil pra ninguém e que por trás de cada ato existe todo um contexto que precisa ser considerado.

5) Reflexivo - costume de pensar em tudo, em todos, levantar hipóteses, tentar compreender o outro lado.

Bem, acho que é isso. É um exercício muito complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário