sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

LGBT'S x Mercado de Trabalho.

           Uma das questões que rondam minha mente atualmente é essa relação que dá título ao post. Muita gente pode pensar que é um questionamento sem importância, pois, basta não mencionar minha orientação sexual e tudo certo. Em certa medida concordo com isso...em certa medida.
           Uma de minhas preocupações é que trabalharei com educação e, em minha condição de professor vou ter a "faca e o queijo" na mão para informar meus alunos sobre a importância do respeito e da tolerância. Porém, ao mesmo tempo, tenho medo de sofrer represálias e não conseguir alcançar os planos que tenho pra minha carreira, graças ao preconceito alheio.
           Antes dessa questão, referente a minha atuação, vem aquela que é fundamental: assumir ou não na escola minha orientação. Como não tenho vergonha, pelo contrário, sinto orgulho de ser gay, acho que deveria contar sim. Até pq já tive experiências em projetos da faculdade nos quais os alunos me respeitaram muito mais após descobrirem que sou homossexual. Por outro lado, penso que não será em toda escola assim.
            A verdade, num contexto geral, já me livrou de situações embaraçosas diversas vezes, como ser apresentado à amigas de amigos que sabiam q eu estava solteiro e até mesmo de perguntas indiscretas. E também, demorei tanto pra me assumir (se é que 20 anos é muito tempo!) que a ideia de voltar ao armário me assusta...
            Bem, minha postura inicial é ser claro e verdadeiro pra quem me perguntar diretamente. Alguém pensa diferente? Deixe um comentário...
            Em outras áreas não sei como é essa situação. Se puderem me esclarecer um pouco tb ficaria grato! Adoraria conhecer as preocupações de vcs!

5 comentários:

  1. - Opinião sobre o texto: o texto está coeso... (hahaha, brincadeira!).
    Acho Jean que realmente a sociedade é muito ignorante em diversos assuntos. Mas acho que a partir do momento em que você mostra trabalho, ninguém irá argumentar de sua capacidade.
    Para tal, acho que de início sim fica claro que deverá se conter nas instituições escolares sobre sua opção. Mas após ganhar confiança ou algo do gênero, você poderia admitir.
    Sabe Jean: compreendo a parte de 'sair e entrar no armário'. Mas você precisa passar qualidade enquanto profissional para que as pessoas que são mais 'ignorantes' neste assunto não tenham argumentos sobre seu trabalho.
    Acho que tudo tem um jeito. E só após as primeiras experiências é que você tem que tirar essas conclusões. Cada escola e cada mente é uma. Mas, a partir do momento que você entra numa realidade, você sabe que passo dar (para o bem ou para o mal).

    Quando eu for rica, te levo comigo pra ser diretor da minha escola tá?! ;D
    TE AMO! ;D

    ResponderExcluir
  2. No meu caso muito complicado,pois trabalho de segurança numa empresa,vivencio meu turno de 12 hrs com um evangélico super fanático,vejam:nos casos da paulista ele n falou nada,já no caso da doceria se declarava que nós gays n podemos nos beijar na frente dos outros,pois é pecado!!!É terrível pois na minha profissão o "homem" é superior,onde sua masculinidade é fundamental,como que ser gay fosse me deixar menos profissional.Um caso horrível que se deu esses tempos,foi de um funcionário da empresa que presto segurança,pedir demissão pois n aguentava as brincadeiras homofobicas vindas da gerente do r.h-evangélica,casada,mas todos sabem q trai o marido que esta incapacitado devido a um acidente de moto-HORRÍVEL!!!!Agora imagina tudo isto somado ao fato de que meu chefe é policial e a empresa que faço segurança é uma metalúrgica-99% homens-Assim sendo...tenho que achar outra profissão!!!Bjos Jean,se cuida e lembre se que nessas situações,a hora certa pode demorar ou nunca vir.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, realmente sua situação é complicada...preciso de um pouco de experiência ainda pra saber como agir nessa situação!
    Obrigado por responder!

    ResponderExcluir
  4. Entendo que é desconfortável ter de se esquivar de perguntas indiscretas... fazia isso direto, no meu estágio. Até na família, com alguns parentes... isso é extremamente estressante!

    O fato é que, particularmente, farei de tudo para não sofrer com a ignorância alheia. Se eu sentir que o ambiente é propício para reações discriminatórias, fico é o mais calado possível, quanto à minha sexualidade. Reputo ser o armário algo suportável, perante o grande sofrimento que é ser alvo de chacotas...

    Você é quem sabe. Se o cenário for propício, por que não se assumir, certo?

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Assumir algo não é fácil, pois muita coisa pode melhorar, piorar, enfim, ae vai da coragem e da situação de cada um, afinal se isso lhe fará bem, sei lá, então seja hora de tu assumir...
    Sou do tipo que penso da seguinte forma: "a minha intimidade, particularidade nao diz respeito a ninguém...."
    Abraços

    ResponderExcluir